Sabedoria
O ABC da Vida
Por Sri Sri Ravi Shankar
Consciência, sentimento de pertencer e compromisso são a chave do sucesso.
Esse é o ABC da vida. Em qualquer campo, você precisa desse ABC. Estamos conscientes do que dizemos para nós mesmos? Esse nível de consciência é vital para uma sociedade porque isto é o que pode evitar um crime. Com este nível de consciência é impossível que um criminoso cometa um crime.
Havia um ladrão, que foi encontrar um santo e disse a ele que tinha uma compulsão por roubar. O santo disse, “Eu não vou dizer que não furte, mas se o fizer, faça com consciência”. Três meses depois, o ladrão voltou e disse ao santo, “ Com consciência, não consegui furtar”.
O mesmo ocorre com a raiva. Ela vem como uma explosão, você perde o controle. Mas o que você perdeu de verdade? Você perdeu a consciência. Você pode estimular uma paixão, e essa paixão pode se tornar um impulso destrutivo.
Mas, para ser criativo, não há necessidade de despertá-la, é preciso estar focado e, o mais importante, você precisa estar consciente.
Agora, como a pessoa pode elevar a consciência? Comece com coisas simples e pequenas da vida. Coisas que parecem insignificantes, como escutar o canto dos pássaros, ver o pôr do sol, entre outras coisas. Isso vai elevar sua consciência.
A consciência nutre o intelecto. O sentimento de pertencer nutre o coração. E o compromisso nutre a vida. O problema é que há poucos criadores e eles obtiveram sucesso porque eles têm muito compromisso.
Se observarmos o ABC, podemos fazer grandes mudanças na sociedade. Faça a si mesmo essa pergunta, “Todas as pessoas do mundo me pertencem?” No dia em que você se faz esta pergunta, sua jornada espiritual começou. Nesse contexto de consciência, você pode compreender a cosmologia.
Em alguns templos, há uma tradição chamada Sankalpa. Eles lembram você do quão antigo é este universo e de, lá, eles trazem você para este momento. A cosmologia traz consciência.
Outros métodos para aumentar a consciência são a meditação, respiração e pranayamas. Você precisa de energia e você não vai obter energia somente da comida e do sono. A meditação e um estado silencioso da consciência também fornecerão energia.
“C” serve tanto para compromisso quanto para compaixão. Sorria mais. Um pouco de humor pode mantê-lo afastado dos problemas. Olhe para o espelho todos os dias e sorria. Quanto mais alto se chega na escala profissional, mais o sorriso começa a encolher. Eu meço o sucesso pelo sorriso. O quão forte é o seu sorriso, o quão duradouro ele é, mostrará o quão seguro você é. E é isso que eu acredito que indica o sucesso na sua carreira.
Para conseguir sorrir diante de qualquer situação na vida, você precisa de um pouco conhecimento sobre si mesmo, sua mente e consciência. Você precisa aprender algo sobre a respiração. Precisamos saber um pouco sobre todas as camadas de existência, que são: corpo, respiração, mente, intelecto, memória, ego e o ser.
É isso que chamo de “Arte de Viver”: aprender um pouco sobre si mesmo e as sete camadas da existência de nossa vida. Isso faz com que estejamos no momento presente, nos ajuda a manter a inocência com que nascemos e faz com que nos sintamos em casa com qualquer pessoa, em qualquer lugar.
Nem em casa ou na escola, ninguém ensina o que fazer quando você está zangado, com raiva ou deprimido. Por isso, aprender sobre nossa respiração é muito importante. Nossa respiração tem uma grande lição para nós que nós esquecemos. Para cada ritmo na mente, há um ritmo correspondente na respiração, para cada ritmo na respiração, há uma emoção correspondente. Logo, quando não se consegue lidar com a mente diretamente, através da respiração você consegue. O ritmo na respiração pode ajudá-lo a entrar em contato com a profundidade de seu ser, da sua alma, da sua consciência.
O ABC da vida traz expansão. Traz expansão e consciência da existência, sentimento de pertencer para toda a criação e compromisso aos valores humanos da vida. Isso ajudará a ampliar a nossa visão e aprofundar as nossas raízes.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário